Fundação Verde Herbert Daniel

Associação Brasileira para Sensibilização, coleta e reciclagem dos resíduos de óleo de cozinha

Há dois anos à frente da Samorcc, implantamos o Projeto de Coleta de Óleo de porta em porta, oferecendo contâineres em condomínios e comércio em  geral. Para tanto, estabelecemos parceria com a Trevo – que ganhou notoriedade.
O projeto ultrapassou os limites geográficos do bairro, atingindo outras áreas da cidade, municípios, estados e até outros países. Atualmente, estamos implantando o Projeto na Argentina.

Para ampliá-lo, reunimos as seis coletadoras de óleo (Trevo, Lirium, Só-Óleo, Disk Óleo, Cl. Brentel  e Giglio), além de um grupo de ambientalistas e empreendedoras para criar a Ecóleo – Associação Brasileira para sensibilização, coleta e reciclagem dos resíduos de óleo de cozinha. Juntas, elas já coletam mais de 1 milhão de litros de óleo por mês! A quantidade coletada representa menos de 5% do óleo descartado.


Estimativas mostram que cada família deve descartar até 1 litro de óleo por mês e essa mesma quantidade é capaz de contaminar 25 mil litros de água.

Assim, a Ecóleo foi criada com a finalidade de mobilizar Ongs e governos, colaborando com as prefeituras de cada cidade na implantação do projeto –que vai da sensibilização à reciclagem do resíduo coletado, criando-se eco-pontos, mobilizando as escolas, postos de polícia, postos de saúde, comércio, igrejas etc.. Por fim: uma campanha que mobiliza, esclarece e cobra responsabilidades do Poder Público e da sociedade em geral.


O óleo descartado na pia, vasos ou no meio ambiente compromete a tubulação e polui águas, incidindo no custo final desse insumo. Nos rios e lagos, o óleo cria uma película que impede a respiração e mata milhares de espécies de seres vivos – animais e vegetais. Para conhecer detalhes desse projeto, acesse: www.ecoleo.org.br

Exibições: 228

Responder esta

© 2019   Criado por Administrador FVHD.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço