Fundação Verde Herbert Daniel

Especialistas sugerem nova atitude para evitar produção de lixo

O conceito de “preciclagem” vem ganhando cada vez mais espaço entre os especialistas na questão da destinação correta e eficaz dos resíduos sólidos. A consultora ambiental Pólita Gonçalves, de São Paulo, explica no portal www.lixo.com.br o significado da palavra. “Preciclar é pensar antes de comprar, pois 40% do que nós compramos é lixo”, ensina ela.

São embalagens que, quase sempre, não servem para nada. “Por isso, vão direto para o lixo e aumentam os nossos restos imortais no planeta. Pense no resíduo da sua compra antes de comprar. Às vezes, um produto um pouco mais caro tem uma embalagem aproveitável para outros fins”.

A Preciclagem é baseada nos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Preciclar é pensar que a “história das coisas não acaba quando as jogamos no lixo, tampouco acaba a nossa responsabilidade”, acrescenta Pólita.

Para o sociólogo Jorge Pinheiro, em artigo sobre a destinação correta dos detritos, o debate é importante, pois o lixo deixou de ser há muito tempo um problema só para engenheiros e sanitaristas. “O aspecto social aparece com força e só visitar aterros sanitários premiados não me parece suficiente para entender nossa realidade”, escreveu no artigo. “Pensar o lixo é uma tarefa multidisciplinar, como qualquer problema hoje. Não estamos discutindo a melhor tecnologia de destinação final dos rejeitos - pois a escolha deve ser feita de forma participativa pela sociedade, após a construção de um Plano de Gestão Integrado”. Portanto, pense nisso em sua próxima ida às compras.

Exibições: 270

Responder esta

© 2019   Criado por Administrador FVHD.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço